Artigo muito bom, para entender os papéis de cada um da equipe no Scrum.
Um exemplo para ilustrar:
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Jonathas, Pedro e José são programadores de um único projeto. Seu trabalho é construir um aplicativo mobile dentro de determinado escopo e parâmetros de qualidade. Como é um projeto Scrum, há um prazo estimado, mas a velocidade do time dependerá do acompanhamento diário para gerar uma projeção mais realista de prazo. Isso, é claro, se não houver impedimentos pelo caminho que impactem nessa velocidade. [Scrum Team]
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Carlos é o Scrum Master. Ele dedica todo seu tempo, da hora que acorda até dormir, pensando no projeto. Seu trabalho é proteger a equipe de intervenções externas e garantir que o escopo (estórias) de cada sprint virem realidade toda sexta-feira. [Scrum Master]
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Manuel é o PO do projeto. Ele vendeu a ideia internamente na empresa, conseguiu a verba para fazê-lo e tem uma visão bem clara de onde deseja chegar. Suas metas são atreladas ao resultado daquele produto que, quando pronto, deverá economizar 5 milhões para sua empresa. Se tiver sucesso, será promovido. Se fracassar, será demitido. [Product Owner]
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Miguel, Orlando e Roberto são do departamento de marketing. Eles adicionaram várias ideias ao projeto. Pretendem utilizar o app quando ficar pronto para fazer uma campanha publicitária e foram provedores de 30% do orçamento. Se tudo der certo, vai ser ótimo para eles, mas se não der… coitado do Manuel… que não entregou. [Usuários, Clientes, Gestão]
Pois é, alguém tem que pôr o pescoço na mesa para garantir que algo dê certo. E nesse caso, seriam a equipe, o Scrum Master e o PO. Os demais são apenas envolvidos (partes interessadas ou stakeholders, como preferir).
Essa separação é importante para as explicações que virão a seguir.
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